segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Entropy in U.S.A. Ou entropia digital. “Revolução” da mídia e como Darwin e a internet se relacionam.

“Quanto mais ordenado é um sistema, mais propenso ele é ao caos.”





A internet ligou o mundo, abriu portas que antes não existiam, criou novas ideias, abriu as portas para a comunicação e para a informação em tempo real em qualquer lugar do mundo, mas o mais importante é que fez a maior parte disto sem nenhuma despesa adicional além do custo da conexão.

Vemos um mundo agora onde a informação, arte, entretenimento e cultura se tornaram globais, podendo ser feitas por qualquer um, e usadas por qualquer um, quando bem entenderem. Porém apesar disto parecer um Santo Graal para a evolução humana não é algo que vem agradando a todos, (mas sempre tem que ter um que reclama!).

Mas o importante nisto é que além do que foi dito acima, (O obvio) a net criou um novo meio de ver o mundo. As redes sociais aproximaram as pessoas, a facilidade de informação libertou muitas pessoas dos grilhões de ignorância a que eram presos pela mídia tradicional. (E criou outros meios de elas serem alienadas) E talvez aquele que seja o mais controverso destes pontos, libertou obras de arte, como filmes e musica do controle das grandes empresas e as distribuiu as massas, além, é lógico de permitir que qualquer um desse sua opinião e até mesmo criasse suas coisas.

Mas isso não faliria as empresas e tornaria estas obras nada rentáveis? A resposta para esta pergunta é não. Dentro da rede o modo de se fazer comércio é bem diferente daquele que vemos no mundo real. Propagandas se tornaram moedas de troca, o dinheiro é dado somente à matéria física, como livros impressos, CDs, DVDs, quadros e qualquer coisa que você possa imaginar ser vendida, (lembrando que uranio radioativo e almas já foram vendidas no Ebay) parece demagogia demais, más a prova mais simples disto são os Bloggeiros e Vlogeiros que ganham dinheiro, alguns ficando famosos até na mídia Mainsteam.

A "propriedade Intelectual" Deixou de ser uma propriedade privada... “É a arte pela arte"

Mas continuando, agora mudando um pouco o assunto, más sem fugir do foco.A Internet fez muito mais coisas que simplesmente juntar pessoas e facilitar o que vem sendo chamado a muito tempo de “pirataria” (mesmo não visando nenhum lucro). Não é preciso nem mesmo forçar a mente para chegarmos a série de revoltas que vieram a ser chamadas de Primavera Árabe.
Uma série de revoltas e protestos que se espalharam por vários países do norte da África e Oriente Médio. Talvez a maior demonstração de organização e poder vindo do povo que já foi vista em toda a historia. E não, eu não estou exagerando, pensem por um tempo... Pessoas sem lideres definidos e com ideias similares se uniram por redes sociais como o Twiter e Facebook, e dentro de algum tempo uma onda de greves, manifestações e passeatas se espalharam a ponto de derrubar ditaduras que já duravam décadas. (A Wikipedia em português tem uma tabela deveras ilustrativa).

Outro caso de Internet contra a ignorância, contra o domínio e poder exacerbados dos governos é o caso do Wikileaks. Uma organização sem fins lucrativos, liderada pelo cyberativista Julian Assange. Que publica, em sua página, postagens de fontes anônimas, documentos, fotos e informações confidenciais, vazadas de governos ou empresas sobre assuntos normalmente delicados ou controversos. Chegando a denunciar crimes de guerra e violações dos direitos humanos, até mesmo as cometidas pelos E.U.A.

E é claro, não poderia deixar de falar dos videogames, que são a moda do momento, gerando lucros imensos a várias empresas. Normalmente possuem softwares bloqueados para impedir a proliferação da “pirataria”, bloqueios estes que são sempre quebrados por hackers. (Lembrem se que o que eu digo como pirataria aqui, não é a venda e lucro em cima de propriedade alheia, mas a distribuição e globalização da informação).

O MUNDO NÃO PRECISA DE CENSURA, PIRATARIA NÃO É CRIME, É UMA NOVA FORMA DE O CAPITALISMO, QUE JÁ NÃO É MAIS O MESMO e OS ÚNICOS QUE LUCRAM COM O MUNDO QUE EXISTE HOJE SÃO OS POLÍTICOS E AS GRANDES EMPRESAS.





MAS ONDE RAIOS EU QUERO CHEGAR FALANDO O QUE TODO MUNDO SABE?

Se vocês procurarem e entenderem como cada um destes fatos se sucedeu provavelmente perceberá que em nenhum destes casos houve ataque direto das, tanto dos Hackers, quanto do Wikileaks nem mesmo dos revolucionários árabes.

Os gamers não queriam atacar as empresas, eles somente acreditam (não todos, mas grande parte) na liberdade de ter a obra, assim como acontece com as musicas. Dificilmente você tinha percebido, mas você também é adepto deste ponto de vista, já que baixa filmes e musicas, contribuindo para a propagação de cultura.
Pirataria não é crime, pirataria é liberdade, sé libertar de um grilão, o grilão das gravadoras que decidem o que você deve ou não conhecer, libertar da escravidão de ter que escolher dois enquanto poderia ter 1000, isto sem se apoderar de bens alheios ou causar prejuízo. Pois eu acredito que quem tem dinheiro para comprar uma mídia original e gosta do produto, não deixará de comprar por que simplesmente baixou da internet, e quem não tem dinheiro já não ia comprar mesmo. E não me venham com aquela ideia de que você ia comprar, testou e não gostou e agora não vai comprar mais. Produto ruim tem que encalhar mesmo, pelo menos o autor melhora da próxima vez.

NO CASO DO WIKILEAKS... ELES SOMENTE ESTAVAM MOSTRANDO OS PODRES DOS GOVERNOS... ISSO NOS PROTEGE... PENSE UM POUCO NISTO.

O caso Árabe é uma revolução, as pessoas estavam cansadas de ser exploradas e reprimidas por governos autoritários e tradicionalistas, quase como as pessoas que lutaram para libertar o Brasil da ditadura militar.

MAS OS GOVERNOS, PRINCIPALMENTE DOS E.U.A. SÂO FEITOS DE PESSOAS VELHAS, ANTIQUADAS E PRESAS A DOGMAS QUE JÁ NÃO FUNCIONAM MAIS. São também ligados a grandes corporações que lucram muito e conseguem angariar muito poder com o mundo do jeito que ele é. E permitir esta evolução no mundo seria um tiro no pé.

E é lógico, mesmo que eles não lucrem, é muito perigoso deixar um poder como a internet nas mãos do povo. A Primavera Árabe mostrou que o qualquer um pode fazer alguma coisa por seus ideais, qualquer grupo pode angariar poder e um governo, mesmo que o maior e mais poderoso que existiu ou que virá a existir, não pode resistir contra seu povo.

Não sou nem nunca fui afeito a revoluções ou revoltas. Não acredito que se possa forçar o movimento natural das coisas. Acho que este é o motivo dos problemas da revolução francesa e o fracasso do socialismo.

Mas o mundo de hoje não está em meio a uma revolução como estas, apesar de existirem manifestações e revoltas, as coisas estão tendendo a seguir um fluxo, mais de evolução, tanto do pensamento, quanto da ciência da própria força do ser humano.

Nós estamos num processo evolutivo análogo à evolução darwinista, porém é um processo social ao invés de biológico. Processo que tende a nos levar direto para a evolução em si, já que estamos mudando drasticamente o ambiente, naturalmente seremos empurrados a evoluir junto com eles.
ACREDITO QUE O MUNDO PRECISA MUDAR, UM MUNDO ESTAGNADO TENDE A RUÍNA... A EVOLUÇÃO É UMA COISA NATURAL... MAS O MUNDO É GOVERNADO POR GANANCIOSOS RELIGIOSOS DEMAIS E APAIXONADOS PELA GUERRA.

Mas as existem forças apaziguadoras, que impedem tal evolução. Elas no cenário atual são representadas pela luta do Megaupload. O site de compartilhamento de arquivos que foi pego para bode expiatório e exemplo, para que o mundo possa temer o governo, (O Povo temer o governo? Mas não era o governo que deveria temer o povo?) e assim manter a massa mais calma.




E a criação das Leis P.I.P.A., S.O.P.A. e A.C.T.A., feitas com o proposito de se controlar novamente o entretenimento, cultura, arte e tudo que foi dito no começo do texto. Para manter novamente o povo na ignorância e retomar o antigo “Status-quo”.

Não acredito que o uma revolução agora trará alguma coisa além de mártires para livros de historia futuros onde nós viveremos em um Admirável Mundo Novo (Leia o livro de mesmo nome {O filme é ruim}) Um mundo onde você está extasiado e alienado demais para pensar... O que nós precisamos agora é de uma evolução natural, como a evolução Dawinista, pouco a pouco, dia a dia, ano a ano... Talvez eu não possa ver. Talvez você não veja, mas seus filhos um dia... Quem sabe... E uma coisa em que eu acredito: Nada, nada mesmo vem sem luta, sem sofrimento, A cada PS3 é preciso uma destrava, a cada ataque a nossa liberdade é necessária uma retaliação... Mas não acredito em ações violentas ou em ataques sem sentido apenas para ferir ou demonstrar poder. Devemos lutar, mas não nos igualar ao inimigo.

Eu sei que o texto ficou grande e às vezes eu posso ser meio repetitivo, mas eu estou tentando levar vocês a pensarem, verem que o mundo é muito maior e que existe muito mais coisa que a pornografia que você baixa, nesta rede imensa que é a Internet. E que vocês correm o risco de perderem até mesmo a sua mulher pelada. Espero realmente que tenham gostado.


Links Externos:

Leis S.O.P.A. e P.I.P.A: http://www.youtube.com/watch?v=4BIA9qdmIww
Primavera Árabe: http://pt.wikipedia.org/wiki/Primavera_%C3%81rabe
Um video qualquer sobre Evolução: http://www.youtube.com/watch?v=s9qxcbYmqB0 (Procurem outras fontes.)

E procurem sobre os Anonymous

0 comentários:

Postar um comentário